Economia

Guerra na Ucrânia: crianças vivem com trauma e ansiedade a 15 km da linha da frente

[

Guerra Rússia-Ucrânia

Na Ucrânia, quase dois milhões de crianças precisam de apoio humanitário. Segundo a UNICEF só no ano passado, 652 crianças ficaram feridas e 92 morreram.

Loading…

A cerca de 15 quilómetros da linha da frente na Ucrânia, na cidade de Kramatorsk, região de Donetsk, as explosões são constantes. Ainda assim, mais de 80 mil pessoas optam por ficar na cidade, incluindo muitas famílias com filhos. Muitas das crianças apresentam sinais de ansiedade e trauma.

Embora a proximidade aos combates esteja presente no pensamento de várias famílias que vieram de outras cidades ainda mais próximas da guerra, ainda existe espaços onde as crianças se conseguem distrair da guerra.

Simon e Erika montam puzzles, brincam, fazem exercício e têm aulas. Vivem numa “normalidade” que permite aos pais manterem-se otimistas.

“Temos eletricidade, temos água, temos muitas pessoas boas. Temos um centro a funcionar, temos outro centro de ginástica a funcionar. E ficamos felizes com isso. Sim, há alertas. Às vezes é muito barulhento, mas vamos aguentando”, explica uma local.

De acordo com os psicólogos do centro, praticamente todas as crianças apresentam sinais de ansiedade ou trauma. Ainda que se tente viver numa dita “normalidade”, existir no meio de constantes explosões deixa marcas.

Na Ucrânia, quase dois milhões de crianças precisam de apoio humanitário. Segundo a UNICEF só no ano passado, 652 crianças ficaram feridas e 92 morreram.



SIC Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *