Economia

Violência no desporto em 2025 deixou 415 adeptos impedidos de entrar em recintos desportivos

[

Desporto

A Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto pede penas mais severas e uma maior responsabilização dos clubes sobre os seus adeptos.

Loading…

Em 2025, mais de 1.700 processos foram instaurados por violência no desporto e levaram à interdição de 415 adeptos a recintos desportivos. A Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto pede penas mais severas e uma maior responsabilização dos clubes sobre os seus adeptos.

Os incidentes antes do dérbi de futsal entre Sporting e Benfica juntam-se a outros episódios de violência entre claques, com uso de pirotecnia e lançamento de objetos, que colocaram risco adeptos e atletas no último ano.

Apesar da pronta intervenção da polícia, o fenómeno está a sair da esfera dos grandes eventos desportivos para outros recintos de menor mediatização.

No último ano, a Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto abriu 1.729 processos, que levaram à interdição de 415 adeptos em recintos desportivos. As autoridades defendem agora respostas judiciais mais exemplares, sobretudo após os confrontos registados no dérbi de futsal.

também uma responsabilidade e um dever dos dirigentes dos clubes, na mensagem que passam aos adeptos. Rodrigo Cavaleiro, presidente da Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto, explica que os clubes e os dirigentes dão por vezes “legitimação e apoios” a este tipo de adeptos.

“Também as mensagens que passam muitas vezes contribuem para a normalização dos abusos verbais e da hostilidade. Passa quase a mensagem que se trata de uma guerra, quando não é isso que se passa”, referiu o responsável.

Há ainda 9 processos de racismo e xenofobia a decorrer no Ministério Público, retirados de mais de 30 queixas apresentadas pela Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto.



SIC Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *