Cultura

Levantada imunidade parlamentar de André Ventura após queixa por difamação


Política

Em causa está uma queixa por difamação, apresentada por um antigo deputado do PSD, por declarações de Ventura numa entrevista à SIC, em março de 2025.

TIAGO PETINGA // LUSA

A Assembleia da República autorizou esta sexta-feira, por unanimidade, o levantamento da imunidade parlamentar de André Ventura para responder a uma queixa de difamação apresentada pelo antigo deputado do PSD Joaquim Pinto Moreira.

Este processo corre no Juízo de Instrução Criminal de Santa Maria da Feira.

O que levou à queixa por difamação?

Em causa estão declarações do presidente do Chega, numa entrevista à SIC, em março de 2025, em que disse que Pinto Moreira terá recebido “dinheiro para fazer obras” e de “trocar obras por presentes”.

Pinto Moreira, que nega estas acusações, considera ainda que André Ventura atuou propositadamente para lhe “imputar atos corruptivos” e “para os publicitar” e “atuou de forma dolosa”, tendo-o ofendido “gravemente na sua honra e consideração”.

Recorde-se que Joaquim Pinto Moreira está envolvido no processo Vórtex e foi acusado de dois crimes de corrupção passiva agravada, um crime de tráfico de influências e um crime de violação de regras urbanísticas por funcionário.



SIC Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *