Portugal

Detido após fingir que caneta era faca e tentar roubar na Gare do Oriente

Shares


Um homem de 29 anos foi detido, na segunda-feira, depois de ter tentado roubar o dinheiro que estava na caixa registadora de um estabelecimento na Gare do Oriente, no Parque das Nações, Lisboa. Usou uma caneta para ameaçar trabalhadora, fingindo que o objeto era uma faca.

De acordo com um comunicado enviado pelo Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (Cometlis) esta quarta-feira ao Notícias ao Minuto, “o suspeito, ao encostar uma caneta ao pescoço da funcionária do estabelecimento, referindo que se tratava de uma faca, tentou roubar todo o dinheiro existente na caixa registadora”, mas acabou por ser “intercetado primeiramente pelo gerente da loja e pelo vigilante do estabelecimento comercial.”

Foi feita depois uma comunicação às autoridades, e os agentes em patrulhamento na Gare do Oriente deslocaram-se ao local, tendo detido o homem.

“O detido foi conduzido às salas de detenção do Cometlis a fim de ser presente a 1.º interrogatório judicial, tendo sido aplicada a medida de coação de apresentações diárias”, lê-se na nota.

Furtos e destruição em espaços comerciais

Esta que é uma zona com muito movimento – devido, por exemplo, aos transportes e Centro Comercial Vasco da Gama – tem sido notícia nas últimas semanas, já que aqui se têm passado alguns episódios de furto.

No passado dia 12, uma situação semelhante passou-se na Gare do Oriente, na zona do terminal rodoviário. Em causa esteve um homem de 39 anos, que “subtraiu” uma mala de viagem do interior da zona de bagagem de um autocarro com destino a Bragança.

“A mala pertencia a um passageiro que, coincidentemente, é polícia e se encontrava em período de folga, tendo o suspeito sido intercetado momentos depois na posse dos bens furtados”, referiu o Cometlis num comunicado divulgado na altura.

Um homem foi detido por furto de uma mala que se encontrava no interior de um autocarro na Gare do Oriente, em Lisboa. “A mala pertencia a um passageiro que, coincidentemente, é polícia”.

Notícias ao Minuto | 16:39 – 12/01/2026

Já no início de dezembro, houve ainda uma outra situação que ocorreu dentro do centro comercial. Na altura, o Cometlis explicou que um “jovem” entrou numa ourivesaria e, com recurso a um pé de cabra, partiu a montra e levou algum ouro. Foi, posteriormente, detido.

Na mesma semana que esta situação aconteceu no Centro Comercial Vasco da Gama, também no distrito do Porto um homem recorreu a um martelo e partiu vários eletrométricos numa loja da Worten, situada no NorteShopping, em Matosinhos. Na altura, as autoridades explicaram ao Notícias ao Minuto que os estragos ascendiam aos “40 mil euros”. Entre os objetos estragados havia telemóveis e computadores. O homem foi detido e tinha alguns “problemas emocionais”, tal como as autoridades explicaram na altura.

Já no início deste ano, o mesmo homem, que se encontrava detido no Estabelecimento Prisional do Porto, foi encontrado sem vida na cela.

Precisa de ajuda?

Precisa de falar com alguém? Está a viver uma situação de sofrimento emocional, violência física ou psicológica? Ou conhece alguém que possa estar em perigo? Reunimos aqui todos os contactos de apoio, gratuitos e confidenciais, para pedir ajuda ou orientar quem precisa

Encontrado morto na cela homem que partiu eletrodomésticos na Worten

O homem que partiu com um martelo vários eletrodomésticos na Worten do NorteShopping em dezembro foi encontrado morto na sua cela no Estabelecimento Prisional do Porto esta sexta-feira. Ter-se-á enforcado.

Carolina Pereira Soares | 23:59 – 02/01/2026



Noticias ao minuto

BehanceBehance
WeCreativez WhatsApp Support
Sugira uma pauta ao Comunicar News, retornamos o mais breve possível!
👋 Qual a sua sugestão?