[
A 23.ª jornada não poderia ter corrido melhor para a equipa orientada por Rui Borges, que viu os seus pupilos marcarem três golos sem resposta no reduto do Moreirense.
MANUEL FERNANDO ARAÃJO
O Sporting deslocou-se, este sábado, a Moreira de Cónegos para bater a equipa da casa por 3-0. Os golos dos ‘leões’ foram todos marcados no segundo tempo, por intermédio de Trincão, Catamo e Suárez.
O Sporting fez uma das melhores exibições dos últimos tempos, não precisando dos minutos derradeiros para materializar um triunfo que mereceu amplamente e que até podia ter sido mais dilatado, diante de um Moreirense muito retraído e que só teve uma ligeira reação após o segundo golo sofrido.
Sem Pedro Gonçalves, castigado, Rui Borges já pôde contar na frente de ataque com Luís Suárez, após castigo, e fez regressar ainda ao ‘onze’ Geny Catamo.
Já Vasco Botelho da Costa lançou a dupla espanhola Álvaro Martínez no lado esquerdo da defesa e Cédric Teguia na ala direita do ataque.
O Sporting entrou muito forte, empurrando o Moreirense para o seu último reduto e, logo aos oito minutos, ficou muito perto de inaugurar o marcador, mas Trincão, com o pé direito, após passe ‘açucarado’ de Suárez, viu André Ferreira negar-lhe o golo com uma grande defesa.
O ataque ‘leonino’ carregava sobretudo pelo lado esquerdo, mas Trincão foi novamente perdulário, agora de cabeça, após bom cruzamento de Maxi Araújo (15).
O primeiro remate do Moreirense surgiu os 22 minutos, por Rodrigo Alonso, mas sem grande perigo e à figura de Rui Silva.
Os minhotos conseguiam ‘respirar’ um pouco melhor, mas foi o Sporting a voltar a criar muito perigo: bom trabalho de Maxi Araújo, mas Maracás tirou quase em cima da linha de baliza o golo a Suárez (31).
A turma de Rui Borges voltou a asfixiar o Moreirense no final da primeira parte e Luís Guilherme rematou com perigo (44) e assistiu Suárez que esteve muito perto do golo, mas o remate saiu a rasar o poste direito da baliza minhota (45+2).
Sporting continuou dominador na segunda parte
O reinício de jogo foi semelhante, com o Sporting dominador e, desta vez, com Trincão a não desperdiçar: assistência de Maxi Araújo da esquerda e o internacional português, num ‘penálti em andamento’ fez o primeiro golo (52).
Os ‘leões’ aumentaram a vantagem pouco depois através de um momento sublime de Geny Catamo com um remate em ‘arco’, de fora da área, desde a direita.
O Moreirense reagiu e, aos 65 minutos, o recém-entrado Nile John, a meias com Hjulmand, atirou à barra, na sua melhor ocasião em todo o jogo.
Durou pouco esse momento dos minhotos e seria o Sporting a fazer o terceiro: após canto, Maracás ‘cortou’, mas a bola sobrou para Suárez que, de primeira, ‘fuzilou’ André Ferreira (75), para o seu 20.º golo na I Liga, igualando o grego do Benfica Pavlidis no topo da lista de melhores marcadores.
Até ao final, o Sporting controlou a partida sem sobressaltos, esperando agora no ‘sofá’ o jogo do FC Porto, marcado para domingo.
