[
Esta é a terceira vez que o Carnaval é cancelado em Torres Vedras. Festa costuma atrair mais de meio milhão de visitantes e contribuir para o comércio local.
Loading…
O cancelamento da programação do Carnaval de Torres Vedras poderá acarretar prejuízos a rondar os 16 milhões de euros. O setor da restauração, hotelaria e comércio são os mais afetados. A organização ainda não decidiu se vai realizar o evento noutra data.
Esta é a terceira vez que o Carnaval é cancelado em Torres Vedras. A primeira foi na Segunda Guerra Mundial e a segunda aconteceu, depois, durante a pandemia. A festa, que se estende por vários dias, atrai todos os anos mais de meio milhão de visitantes.
Apesar de alguns grupos se terem juntado na Praça do Mercado, a maioria das ruas esteve vazia nesta manhã de Carnaval. Os comerciantes garantem que o cancelamento terá impacto nos seus negócios.
“Quando se realiza na sua época normal, proporciona cerca de 15 a 16 milhões de euros nas receitas das empresas torrienses. Não havendo Carnaval tal como nós o conhecemos, há uma quebra enorme de receita”, disse Rui Penetra, da Promotorres, responsável pela organização do evento
“O Carnaval de Torres Vedras tinha no seu orçamento 1,3 milhões de euros. Cerca de 700, 800 mil [euros] foi já despesa efetivada“, acrescenta Rui Penetra.
Mesmo com o impacto negativo, a população compreende a decisão de cancelar a habitual programação. Há, inclusive, a esperança de que se possa realizar um Carnaval durante o verão, apesar de a autarquia não se ter pronunciado sobre essa hipótese.
