[
O secretário-geral do PS disse que espera que o Governo aprenda com o novo ministro da Administração Interna.
MANUEL DE ALMEIDA/LUSA
O secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, disse que Luís Neves, novo ministro da Administração Interna, será “uma personalidade forte” num “Governo frágil”, dizendo ter “a melhor das impressões” sobre o ex-Diretor Nacional da PJ.
“Tenho a melhor das impressões do doutor Luís Neves. Um excelente profissional a quem quero desejar as maiores felicidades. É uma personalidade forte num Governo, apesar de tudo, frágil. Espero que ele seja bem sucedido no ministério, que é um dos ministérios mais importantes das funções de soberania”, disse José Luís Carneiro à entrada de uma reunião do Conselho Estratégico do PS, num hotel do Porto.
Questionado sobre as conhecidas posições de Luís Neves quanto à separação dos fenómenos da insegurança e imigração, o também antigo ministro da Administração Interna sublinhou que “pode ser que o senhor ministro da Presidência [António Leitão Amaro] possa aprender qualquer coisa com o senhor doutor Luís Neves”.
Segundo o líder do PS, o ex-Diretor Nacional da PJ poderá “demonstrar, primeiro, que não há qualquer relação entre imigração e segurança”, sendo essa “a primeira constatação objetiva, factual, que certamente poderá ser agora demonstrada por parte do novo Ministro da Administração Interna”.
“Em segundo lugar, para ter uma abordagem sobre o Sistema de Segurança Interna que salvaguarde o interesse do Estado. Eu diria que o doutor Luís Neves leva para o Governo uma cultura de serviço do Estado”, considerou José Luís Carneiro, desejando que o Governo “seja capaz de acolher e de integrar essa cultura de Estado”.
O líder socialista pediu ainda que “não se ande para trás no esforço que foi feito de desenvolvimento do Sistema de Segurança Interna, que o Dr. Luís Neves bem conhece”, que vem desde “desde os atentados terroristas e que foi depois consolidado com a Lei de Segurança Interna de 2008” e que, segundo Carneiro, “tem dado provas em momentos cruciais da vida do país”, como na Jornada Mundial da Juventude de 2023.
“Aquilo que eu desejo é que essa experiência política – política no sentido do Estado – essa experiência profissional – é um excelente profissional – que possa agora contribuir para um Governo com outro sentido de Estado que não tem tido, infelizmente, ao longo dos últimos dois anos”, assinalou.
O Conselho Estratégico do PS está reunido à porta fechada num hotel do Porto, com a política industrial como tema, contando com a participação do o ex-Governador do Banco de Portugal Mário Centeno, que à entrada não quis prestar declarações aos jornalistas.
O Presidente da República aceitou a proposta do primeiro-ministro de nomear Luís Neves para as funções de ministro da Administração Interna, em substituição de Maria Lúcia Amaral.
“A posse terá lugar na próxima segunda-feira, 23 de fevereiro, pelas 10:00, no Palácio de Belém”, lê-se na nota divulgada pela Presidência da República.
