Portugal

Céu limpo, termómetros nos 23ºC e frio à noite: Que traz o fim de semana?


Chega agora mais um fim de semana e se estes dez motivos para sair de casa não chegarem, acrescentamos um: o bom tempo que, depois de várias tempestades se parece estar a instalar de forma confortável.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) fez, esta sexta-feira, a previsão para os próximos dias, dando conta de que sábado chega com uma “subida de temperatura” em território continental e que o céu estará pouco nublado ou mesmo limpo. No entanto, é preciso ter ‘cuidado’, dado que está também previsto um “acentuado arrefecimento noturno”. No interior Norte e Centro poderá haver formação de geada 

Já no domingo, o céu estará pouco nublado e limpo e o arrefecimento noturno acentuado manter-se-á. Há também a “possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.”

Termómetros vão chegar aos 23ºC

As temperaturas podem ser vistas em detalhe aqui, mas apesar de sábado estar previsto ser o dia em que mais territórios vão estar com o céu limpo, os dois dias vão ‘bater’ nos 23ºC.

Mas, para já, eis o que esperar de sábado:

Leiria é o distrito onde vai estar mais calor, com as temperaturas a ‘bater’ nos 22ºC. Em Faro, Setúbal e Santarém os termómetros vão também estar nessa ‘onda’, com temperaturas máximas nos 21ºC. Évora e Braga vão ser ainda os distritos que chegam aos ‘intes’, e, de resto, há mesmo regiões que vão quase registar zero graus Celsius de temperatura mínima – como é o caso de Braga, onde fará mais frio.

Nas ilhas, os Açores vão registar alguns aguaceiros ou chuva fraca. Nesta região autónoma as temperaturas máximas serão de 19ºC, enquanto no Funchal serão de 21ºC.

E no domingo?

Para dia 22, domingo, no Sul uma ou outra nuvem vão aparecer no céu. No entanto, as temperaturas vão ainda subir mais um pouquinho no verão, pelo menos, em Leiria: onde a máxima vai passar a ser de 23ºC.

Évora, Santarém, Setúbal Braga vão registar 22ºC de máxima, e Faro e Coimbra vão chegar aos 21ºC. Portalegre, Beja e Lisboa ficam pelos 20ºC.

Nas ilhas, o Funchal continua a ser o local onde vai fazer mais calor, com 21ºC. Nos Açores, as máximas vão ser de 18ºC e a chuva e aguaceiros fracos vão manter-se. No domingo, Bragança deverá ser o distrito onde vai fazer mais frio, com a região a chegar a 1ºC (e onde o céu estará nublado com nuvens altas).

A Grande Lisboa registou hoje dois sismos seguidos com uma magnitude de 4,1. Apesar de ser intrigante, este fenómeno não é “anormal”, nem “alarmante”. O Notícias ao Minuto falou com um especialista para o perceber melhor. O geólogo Filipe Rosas insiste que é preciso ter atenção ao risco sísmico de Lisboa e Vale do Tejo.

Natacha Nunes Costa | 17:48 – 19/02/2026



Noticias ao minuto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *