Portugal

Cidadã estrangeira detida por tráfico de droga extraditada para Alemanha


Uma cidadã estrangeira que foi detida em flagrante delito por tráfico de droga, no dia 11 de agosto de 2025, foi entregue pela Polícia Judiciária (PJ) às autoridades alemãs, esta manhã de sexta-feira. Ontem, um homem também de nacionalidade estrangeira foi, de igual modo, extraditado para a Alemanha, no âmbito da mesma operação.

As detenções do casal de 58 e 66 anos foram levadas a cabo no decorrer da Operação “Albus”, desencadeada pela Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes da PJ, com o apoio da Marinha Portuguesa e da Força Aérea.

A par dos suspeitos, as autoridades apreenderam ainda “cerca de 263 quilos de cocaína”, conforme recordou a PJ, num comunicado emitido esta sexta-feira.

Na altura, os sujeitos estavam “a fazer a travessia do Oceano Atlântico, entre a América Latina e a Europa, numa embarcação de recreio que transportava a referida droga, quando foram surpreendidos pela Polícia Judiciária”.

“A agora extraditada foi presente a primeiro interrogatório de arguido detido, tendo ficado sujeita à medida de coação de prisão preventiva, com vista ao desenvolvimento dos ulteriores procedimentos para a extradição, agora concretizada”, detalharam as autoridades, na mesma nota.

A Operação “Albus”, que foi conduzida pela Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes da PJ e contou com a participação do Departamento de Investigação Criminal dos Açores, foi desencadeada no âmbito de um inquérito dirigido pelo DIAP de Lisboa, no qual colaboraram ainda o Bundeskriminalamt da Alemanha, a Drugs Enforcement Administration dos EUA, a Direction Nationale du Renseignement et des Enquêtes Douanières de França, a National Crime Agency do Reino Unido e o Maritime Analisys and Operations Centre – Narcotics, com sede em Lisboa.

Um cidadão estrangeiro, detido em agosto de 2025 durante a operação “Albus”, foi extraditado para a Alemanha nesta quinta-feira. A extradição foi realizada pela Polícia Judiciária (PJ) portuguesa, após o suspeito ter sido encontrado com 263 quilos de cocaína durante uma travessia do Oceano Atlântico.

Márcia Guímaro Rodrigues | 16:37 – 12/02/2026



Noticias ao minuto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *