Desde o The Guardian e Daily Mail aos tabloides, a detenção do ex-príncipe está no centro da agenda mediática do Reino Unido. “A queda” e “um táxi para o Andy” são alguns dos títulos que se destacam.

Andrew Mountbatten Windsor no dia em que foi detido por suspeita de má conduta, em Aylsham
Phill Noble / Reuters
André Mountbatten-Windsor foi detido, esta quinta-feira, por suspeita de má conduta no exercício de cargo público. A “bomba”, como descrevem alguns meios de comunicação britânicos, invadiu as capas e as primeiras páginas dos jornais e revistas do Reino Unido. A maioria deles usa a foto do ex-príncipe dentro do carro, após a saída da esquadra.
A notícia da detenção de André, na sequência do envolvimento do ex-príncipe no escândalo do empresário e magnata norte-americano Jeffrey Epstein, apanhou de surpresa as redações do Reino Unido. Previsivelmente, o assunto foi destaque nas edições desta sexta-feira das revistas e jornais britânicos.
“O rei afirma que ‘a lei deve seguir o seu curso’ após a prisão de André”, é a manchete do The Guardian, que segue acompanhada da fotografia de André com ar de atordoado a sair da esquadra da polícia de Aylsham.
O The Times resume toda a situação e os desenvolvimentos da detenção. “A prisão de André”, lê-se na capa do jornal.
Jornalistas na entrada da propriedade da família real em Sandringham, a 20 de fevereiro, após a detenção de André.
Alastair Grant / AP
O The Sun, que dá mais destaque à fotografia de André, ironiza no títilo. “Agora ele está a suar”, lê-se. A frase refere-se a uma entrevista de André ao programa Newsnight, da BBC, em 2019, na qual afirmou que não era capaz de suar devido a uma condição médica. O jornal destaca ainda que o ex-príncipe jornal, é o primeiro membro da realeza a ser detido desde Carlos I, em 1647.
No Daily Express, uma fotografia do rei Carlos III surge no canto inferior direito. “A lei deve seguir o seu curso”, destaca o jornal, citando a reação do rei à prisão do irmão no dia de aniversário deste.
O The i paper foca-se igualmente na reação do rei e destaca a citação “o meu irmão deve enfrentar a justiça”.
“Táxi para Andy” é a manchete do The Daily Star, com a mesma foto do ex-príncipe no banco de trás do carro.
A capa do Daily Mail desta sexta-feira destaca-se pelo título de apenas uma palavra: “queda”. “Com um ar abatido, envergonhado e assombrado, André é libertado da custódia policial 11 horas após a sua prisão ter mergulhado a monarquia moderna no seu maior perigo”, escreve depois o jornal.
A optar por colocar uma fotografia diferente, o jornal The National usou uma imagem da falecida rainha Isabel II, ao lado do na altura príncipe Carlos e do príncipe André. “O que sabiam eles?”, questiona o título, bastante diferente dos demais.
Como destaques finais, o Daily Record opta também por um título mais intrigante. “Podemos ver-te a sair às escondidas”, lê-se no jornal escocês.
