Cultura

Dois sismos de magnitude 4,1 sentidos na região de Lisboa


Meteorologia

Em atualização

Abalos foram sentidos ao início da tarde desta quinta-feira em vários pontos da região de Lisboa.

Dois sismos de magnitude 4,1 foram sentidos ao início desta tarde em vários locais da região de Lisboa, com um intervalo de dois minutos.

Segundo o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico, o primeiro abalo foi registado pelas 12h14, perto de Vila Franca de Xira, e a uma profundidade de 15 quilómetros. O segundo abalo seguiu-se dois minutos depois, pelas 12h16, a uma profundidade de dois quilómetros.

Em comunicado, o IPMA informa apenas que o epicentro foi registado a “4 km a Oeste-Noroeste de Alenquer”, remetendo mais informações para novo comunicado, a divulgar entretanto, “com informação instrumental e macrosísmica atualizada”.

À SIC, chegaram relatos de os abalos terem sido sentidos em vários locais do distrito de Lisboa, como Odivelas, Oeiras e até Cascais, mas também em Santarém, sobretudo nos andares mais altos dos edifícios.

O abalo foi também muito sentido na região Oeste, sobretudo em Arruda dos Vinhos, que ainda recupera dos danos provocados pelas tempestades.

Proteção Civil apela à “calma” em SMS

Numa SMS enviada à população, a Proteção Civil apela à “calma” e pede atenção a “eventuais réplicas”.

“IPMA confirma sismo a 4km de Alenquer. Mantenha a calma e esteja atento a eventuais réplicas. Se justificar emitiremos novas informações”, pode ler-se na SMS.

Em comunicado enviado às redações, informa ainda que não há registo de danos pessoais ou materiais até ao momento.

“Apelamos à população para cuidados redobrados nas zonas já anteriormente afetadas por movimentos de massa e instabilidade de estruturas devido aos fenómenos recentes de meteorologia adversa.”

Sismo de Sines, em agosto de 2025, foi o maior dos últimos 55 anos

A 26 de agosto de 2025, um sismo de magnitude 5,3 na escala de Richter foi registado às 05:11 nas estações da Rede Sísmica do continente, com epicentro a cerca de 60 quilómetros a oeste de Sines. Terá sido o maior terramoto em Portugal continental dos últimos 55 anos.

A 28 de fevereiro de 1969, um sismo de magnitude de 7.9 durou cerca de quatro minutos e teve o seu epicentro a 200 quilómetros de Sagres. 13 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas.

Em 1755, a capital portuguesa foi arrasada por um forte sismo. Estima-se que poderá ter tido uma magnitude superior a 8 e acredita-se que pelo menos 30 mil pessoas poderão ter perdido a vida.



SIC Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *