Cultura

Dos aplausos ao ceticismo: detenção do ex-príncipe André provoca onda de reações nas ruas do Reino Unido


Mundo

A detenção do ex-príncipe André não ocorreu de forma voluntária e, poucas horas após a entrevista à BBC, o irmão de Carlos III foi detido. É precisamente o princípio de que ninguém está acima da lei que os familiares das vítimas assinalam e celebram.

Loading…

A detenção do ex-príncipe André provocou uma onda de reações, sobretudo no Reino Unido. Nas ruas, a decisão foi recebida com aplausos, mas também com algum ceticismo quanto ao que poderá realmente acontecer.

O caso Epstein desencadeou uma crise política no Reino Unido e levantou dúvidas sobre a ligação de figuras centrais do poder ao predador sexual norte-americano. Um das figuras que tem sido pressionada pela divulgação de novos ficheiros é, aliás, o primeiro-ministro britânico, que nomeou Peter Mandelson como embaixador nos Estados Unidos, mesmo sabendo que o político trabalhista tinha ligações pessoais com com Jeffrey Epstein.

Ainda hoje, quando questionado sobre o caso, numa entrevista à BBC, horas antes da detenção de André, Keir Starmer reiterou que “ninguém está acima da lei”.

“Qualquer pessoa que tenha informações deve testemunhar. Portanto, quer se trate de André ou de qualquer outra pessoa, quem tiver informações relevantes deve apresentar-se ao organismo competente. Neste caso específico, estamos a falar de Epstein, mas há muitos outros casos”, disse o chefe do Governo britânico.

Com ecos de críticas e pedidos de renúncia que surgem do próprio Partido Trabalhista, a detenção do ex-príncipe, esta quinta-feira, coloca Keir Starmer sob ainda maior escrutínio.

“Um dos princípios fundamentais do nosso sistema é que todos são iguais perante a lei e ninguém está acima da lei”, disse o primeiro-ministro.

As famílias das vítimas assinalam e celebram o princípio de que ninguém está acima da lei. Os irmãos de Virginia Giuffre, uma das sobreviventes do esquema de abuso sexual, agradeceram a atuação da polícia, afirmando que André nunca foi um príncipe.

“Quero encarar isto como uma vitória. E se não fosse a Virginia e os sobreviventes a insistirem, nem isto teria sido possível”, disse Amanda Roberts.

“Temos muita esperança de que este seja o início de um efeito dominó. É aqui que o castelo de cartas começa a cair”, afirmou Sky Roberts.

No Reino Unido, há satisfação pelo avanço da justiça, apesar das muitas dúvidas quanto às consequências judiciais deste caso. Entre a expectativa e o ceticismo, a detenção de André abre um novo capítulo num caso que continua a abalar as instituições britânicas.



SIC Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *