Cultura

Elvis Presley regressa ao grande ecrã com concertos restaurados por inteligência artificial


Cartaz

A longa-metragem utiliza tecnologia ‘Machine Assisted Learning’ desenvolvida por Peter Jackson para restaurar o som através de inteligência artificial, revelando concertos em alta definição e momentos privados de Elvis com a família durante ensaios.

Loading…

Há um novo filme de Elvis Presley no cinema. EPiC traz concertos em alta definição e imagens inéditas do músico, que continua a ser o artista solo com mais discos vendidos.

A música de Elvis Presley volta a ecoar no cinema, num trabalho único e complexo feito para dar voz novamente a um dos grandes ícones da história.

Chama-se ‘EPiC – Elvis Presley in Concert’, mas este filme é muito mais do que uma atuação do Rei do Rock & Roll. Para além de juntar imagens inéditas de vários concertos, o realizador australiano Baz Luhrmann também quis mostrar o lado mais reservado de Elvis, com a família e durante os ensaios, sem as roupas que se tornaram uma imagem de marca do músico.

Foram precisos cinco anos para criar a longa-metragem a partir de antigas bobinas de película encontradas durante a pesquisa para o filme ‘Elvis’, com Austin Butler e Tom Hanks, de 2022.

Um achado precioso, revelado agora com a ajuda da tecnologia ‘Machine Assisted Learning’, desenvolvida por Peter Jackson, que permitiu separar e reparar o som nas 66 películas com a ajuda de inteligência artificial.

Esta tecnologia foi usada apenas para o som do novo filme, já que o realizador Baz Luhrmann garante que nenhuma imagem foi criada com inteligência artificial.

É uma homenagem que volta a lembrar uma das maiores referências da música para milhões de pessoas. Quase 50 anos depois da morte de Elvis Presley, o Rei do Rock continua a ser o artista a solo que vendeu mais discos em todo o mundo e o músico com mais prémios atribuídos pela Associação da Indústria de Gravações nos Estados Unidos. Recebeu, ao todo, 299 discos de ouro, platina e multi-platina.



SIC Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *