Mundo

EUA preparam-se para atacar o Irão? Base das Lajes regista aumento de aviões militares americanos


EUA

Desde 1951, que há um acordo bilateral entre Portugal e os Estados Unidos através do qual Portugal concede aos Estados Unidos autorização para usar a base das Lajes em operações militares no âmbito da NATO, da qual os dois países são fundadores.

Loading…

Donald Trump continua a dizer que quer chegar a acordo com o Teerão, mas fontes governamentais norte-americanas garantem que a Casa Branca está preparada para atacar o Irão, já a partir este fim de semana. Nas últimas horas, o tráfego de aviões militares norte-americanos na base das Lajes, na ilha Terceira, aumentou.

A agência Lusa informou que, na tarde de quarta-feira, chegaram a estar na base militar 13 aeronaves estacionadas. Prova do aumento de movimentações movimentações norte-americanas num ponto estratégico do mapa se Donald Trump decidir atacar o Irão.

Recorde-se que, em junho do ano passado, antes do ataque-supresa norte-americano ao Irão, os Estados Unidos aumentaram a presença militar nas Lajes.

Desde 1951, que há um acordo bilateral entre Portugal e os Estados Unidos através do qual Portugal concede aos Estados Unidos autorização para usar a base das Lajes em operações militares no âmbito da NATO, da qual os dois países são fundadores.

Qualquer outra utilização das Lajes “deverá ser objeto de autorização prévia”, o que significa que pode ser negada. Do governo português ainda não se ouviu qualquer comentário a este assunto.

Do presidente norte-americano têm-se ouvido ameaças em jeito de avisos.

“Talvez tenhamos de ir mais longe, ou talvez não, talvez cheguemos a um acordo. Provavelmente saberão nos próximos 10 dias”, declarou Trump em Washington, antes da primeira reunião do Conselho da Paz.

Durante o encontro, o chefe de Estado norte-americano sublinhou ser necessário “chegar a um acordo significativo” com Teerão, acrescentando que, se tal não acontecer, o desfecho poderá ser mais difícil.

“Agora é o momento de o Irão se juntar a nós num caminho que complete o que estamos a fazer. Se se juntarem a nós, será ótimo. Se não se juntarem, também será ótimo, mas será um caminho muito diferente”, explicou Trump.

O presidente norte-americano reuniu-se na quarta-feira com responsáveis militares do Pentágono, na Casa Branca e ouviu a garantia de que as Forças Armadas norte-americanas estão preparadas para atacar o Irão.

O diário The Wall Street Journal noticiou esta quarta-feira, que Washington estava a reunir o maior destacamento de força aérea no Médio Oriente desde a invasão do Iraque em 2003.



SIC Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *