Economia

Ex-príncipe André e Jeffrey Epstein: uma década de ligações

[

Mundo

Primeira associação a Epstein surgiu em 2015, com a acusação de que André abusou sexualmente de Virginia Giuffre. Entre e-mails, mensagens e fotografias, a relação com o empresário tinha vários anos.

Melania Trump, o príncipe André, Gwendolyn Beck e Jeffrey Epstein numa festa no clube Mar-a-Lago, em Palm Beach, na Florida

Davidoff Studios Photography

O ex-príncipe André, que foi detido esta quinta-feira em Londres, viu os seus títulos de nobreza, incluindo o de príncipe, serem retirados em novembro pelo seu irmão, o rei Carlos III, após as novas revelações sobre o caso Epstein.

As primeiras revelações sobre os alegados abusos sexuais de menores cometidos pelo ex-príncipe surgiram em 2015, quando a norte-americana Virginia Giuffre declarou em um tribunal na Florida que foi forçada a ter relações sexuais com André quando ainda era menor, no âmbito da rede criminosa gerida pelo milionário norte-americano e pedófilo Jeffrey Epstein.

O escândalo ressurgiu em 2019 e, após a detenção de Jeffrey Epstein e do seu suicídio na prisão, André anunciou o seu afastamento da vida pública em novembro daquele ano.

À esquerda, o ex-príncipe ao lado de Virginia Giuffre, e Ghislaine Maxwell, em Londres

Entretanto, as investigações do caso continuaram e, em 2021, Giuffre apresentou uma queixa contra o ex-príncipe, alegando que foi abusada por este quando ainda era menor.

Quem é Andrew Mountbatten-Windsor?

Nascido Andrew Mountbatten-Windsor em Londres a 19 de fevereiro de 1960, é o terceiro filho da rainha Isabel II e de Phillip, duque de Edimburgo.

Em 1983, combateu na Guerra das Falklands [Ilhas Malvinas] como piloto de helicóptero naval a bordo do HMS Invincible e foi condecorado com a medalha da Rainha Vitória por ter salvo a vida de vários marinheiros.

Após mais de vinte anos de serviço, deixou as Forças Armadas britânicas em 2001, quando atingiu o posto de tenente-comandante. Em 2001, foi nomeado representante especial do Departamento de Comércio Internacional Britânico (BTI), organização governamental responsável pela promoção do comércio e investimento britânico no estrangeiro.

A Rainha Isabel II e o filho, o príncipe André

WPA Pool

Foi presidente da Associação de Futebol Inglesa (FA) de 2000 a 2006, altura em que foi sucedido pelo seu sobrinho, o príncipe William.

Em 1985, conheceu a aristocrata Sarah Ferguson, com quem se casou a 23 de julho de 1986, na abadia de Westminster. Após o casamento, foi nomeado Duque de York e, em 1987, assumiu o seu lugar na Câmara dos Lordes. Foi também nomeado Conde de Inverness, um título hereditário, por volta da mesma altura.

A sua filha Beatrice nasceu em 8 de agosto de 1988, e a princesa Eugenie em 23 de março de 1990. Em 19 de março de 1992, após seis anos de casamento e vários escândalos amorosos, o casal anunciou a separação, tendo o divórcio sido finalizado em 1996.

A polícia do Reino Unido deteve-o esta quinta-feora por suspeita de má conduta em cargo público, noticiaram meios de comunicação social britânicos. Até ao momento, desconhecem-se mais pormenores sobre a detenção do antigo príncipe André, envolvido no caso do criminoso sexual norte-americano Jeffrey Epstein, com quem manteve ligações.

A polícia do Vale do Tamisa, departamento que abrange áreas a oeste de Londres, incluindo a antiga residência de Mountbatten-Windsor, afirmou estar a avaliar relatos de que o ex-príncipe terá enviado relatórios comerciais a Jeffrey Epstein. A polícia não divulgou o nome de Mountbatten-Windsor, como é habitual na legislação britânica.



SIC Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *