Mundo

Maria Luís Albuquerque defende que limitar mercado do investimento imobiliário “não é solução” para baixar preço das casas


Economia

A comissária para os Serviços Financeiros considera que “se os investidores tiverem alternativas de investimento com boa rentabilidade fora do mercado imobiliário” vão passar a diversificar os seus portefólios.

Loading…

Maria Luís Albuquerque acredita que os mercados podem ajudar a baixar os preços das casas. Em entrevista à SIC e Expresso, a comissária para os Serviços Financeiros defende que limitar os fundos de investimento no setor imobiliário não é solução para os preços elevados.

“Assistimos hoje a uma coisa que no passado não existia, que é um desligar entre o preço das casas e o nível de vida das populações, que sempre estiveram de alguma forma associados”, aponta Maria Luís Albuquerque.

A Comissão Europeia já prometeu olhar para o efeito da especulação no preço das casas, mas a comissária que tem a pasta dos Serviços Financeiros avisa que a solução não passa por limitar o acesso dos fundos e dos investidores ao imobiliário, mas pela criação de um mercado único de capitais na Europa com menos barreiras ao investimento.

“Se nós tivermos um mercado de capitais mais eficiente, e os investidores tiverem alternativas de investimento com boa rentabilidade fora do mercado imobiliário eles próprios também vão diversificar. Isso ajuda a aliviar a pressão da procura.”

É preciso confiar nos mercados para fazer esse trabalho? “É preciso pensar com muito cuidado naquilo que possam ser intervenções no mercado. Eu acho que Portugal oferece um exemplo paradigmático. Nós tivemos um congelamento das rendas e eu diria que isso nunca ajudou ninguém a alugar casa há décadas (…) Impedir o mercado diria que não é uma boa solução.”

Maria Luís Albuquerque defende que é preciso olhar para os motivos que levam os investidores a olhar para as casas como um produto financeiro.

“Há razões que levaram a que isto acontecesse. Uma maneira de ajudar a que o problema comece a ser resolvido é tentar trabalhar essas razões.”

Também “há também outros fatores a levar ao aumento dos preços, que tem a ver com o facto de termos uma população mais nómada, com poder de compra, do que tínhamos no passado. Também tem havido menos oferta, menos construção de habitação”, aponta.

A pasta de comissária para os Serviços Financeiros passa também por mobilizar capital privado e atrair investimento, numa altura em que a Europa tenta ser mais competitiva face à China e aos Estados Unidos.



SIC Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *