O Ministério da Saúde alertou, esta sexta-feira, para a existência de circulação de mensagens em nome do Serviço Nacional de Saúde (SNS), cujo objetivo é burlar os clientes.
“O Ministério da Saúde alerta para a circulação de novas mensagens falsas que solicitam o pagamento de valores alegadamente em atraso, em nome da entidade MIN.SAUDE”, começa por ler-se.
“Não pague, não clique, não partilhe dados”, avisam ainda os responsáveis.
Na mesma publicação é apontado que se receber alguma mensagem em nome do SNS ou do SNS deve eliminar a mensagem. “É fraude. Os serviços do SNS e SNS 24 são gratuitos.”
Na mesma publicação, é dado um exemplo de um SMS que é burla, e que pode ver abaixo. Os responsáveis sublinham ainda que este é, no entanto, um SMS exemplificativo e que “podem existir outros [distintos] com o mesmo intuito fraudulento.”
O Ministério da Saúde alerta para a circulação de novas mensagens falsas que solicitam o pagamento de valores alegadamente em atraso, em nome da entidade MIN.SAUDE.
Não pague, não clique, não partilhe dados.#Saúde #SNS #SPMS #SNS24 #AlertaFraude #Cibersegurança pic.twitter.com/Q5AOS5aKUy
— SNS_Portugal (@SNS_Portugal) February 20, 2026
Leia Também: Burla do Amor. O que fazer para se proteger e não ser vítima de fraude
