Cultura

Nova tendência entre os jovens pode ser fatal: “Todos os pais devem estar muito alerta”


Saúde e Bem-estar

Entrevista SIC Notícias

Consumir paracetamol em doses acima do recomendado tem sido um comportamento popular entre os mais jovens nas redes sociais. A médica de família Margarida Santos explica aos pais e cuidadores, na antena da SIC Notícias, os sinais para os quais devem estar alerta.

Loading…

Uma nova e perigosa tendência nas redes sociais está a levar jovens a consumir doses excessivas de paracetamol, chegando a ingerir até 20 comprimidos de uma só vez, num desafio para ver quem aguenta mais tempo antes de ir ao hospital. Pais e educadores são aconselhados pela médica Margarida Santos a estar vigilantes e a dialogar com os jovens sobre os conteúdos que consomem nas redes sociais.

Há relatos de jovens que ingeriram 10 gramas de uma só vez, ou seja, cerca de 20 comprimidos de 500 miligramas. Este desafio é perigoso, pode levar à morte ou provocar lesões graves.

A médica de família Margarida Santos esclarece que a ingestão em demasia deste medicamento pode causar “toxicidade hepática”:

“O fígado deixa de conseguir metabolizar tudo e entra em falência. Pode ser altamente perigoso e até levar à morte.”

Mas há outro problema, alerta a profissional de saúde:

“Inicialmente pode não dar grandes sintomas. Ou seja, uma pessoa pode já ter ingerido uma dose tóxica, estar a achar que está tudo bem, continuar a ingerir mais e só depois ter sintomas.

Para Margarida Santos esta tendência revela o “lado mais dramático das redes sociais”, o que, considera, “representa um perigo enorme”.

“Todos os pais e cuidadores devem estar muito alerta”, deixa o aviso.

Como os sintomas são invisíveis é importante estar alerta para os seguintes sinais: dores abdominais, náuseas, vómitos, sonolência, transpiração anormal e alteração do comportamento.

A profissional de saúde entende que “o importante é os pais falarem com os filhos e perceberem que conteúdos estão a consumir” através das redes sociais.

Contudo, é importante lembrar que os exemplos contam:

“É muito preocupante. É muito reflexo que, se calhar, nós adultos não estamos a fazer alguma coisa bem porque eles são também o espelho daquilo que vão vendo na sociedade. Se nós também estamos sempre a fazer a última dieta, o último desafio e a última coisa que vemos nas redes sociais então os adolescentes e as crianças vão seguir um bocadinho.”



SIC Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *