Economia

Nuno Melo diz que utilização da Base das Lajes não é da sua tutela, mas relembra protocolo entre EUA e Portugal

[

País

Nuno Melo não quer comentar as recentes movimentações de meios aéreos norte-americanos na base das lajes. Lembra que essas autorizações dependem do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Loading…

O ministro da Defesa, Nuno Melo, recusou esta sexta-feira pronunciar-se sobre os recentes movimentos de aeronaves dos EUA na Base das Lajes, nos Açores, justificando que não é uma matéria da sua tutela.

“Existe um protocolo entre Portugal e os Estados Unidos da América para a utilização da Base das Lajes e a Defesa Nacional não tem que autorizar a utilização da Base das Lajes”, explicou Nuno Melo, lembrando que essa é, no entanto, uma matéria da responsabilidade dos Negócios Estrangeiros.

A agência Lusa perguntou ao Ministério dos Negócios Estrangeiros se foi informado pelos EUA dos recentes movimentos naquela base açoriana, mas não obteve resposta.

A Base das Lajes registava, na quarta-feira à tarde, um maior movimento de aeronaves militares dos EUA.

Segundo os meios de comunicação norte-americanos, os militares estarão preparados para lançar um ataque contra o Irão nos próximos dias, embora o Presidente Donald Trump ainda não tenha tomado uma decisão final.

Os EUA e o Irão concluíram uma segunda ronda de negociações na terça-feira, na Suíça, sem uma aproximação entre os dois países.



SIC Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *