exclusivo
A SIC teve acesso a um vídeo gravado por um passageiro do avião que seguia de Lisboa para Praga. É percetível o desconforto de alguns ocupantes da aeronave, em particular no momento em que os pilotos abortaram a aproximação.

Loading…
O momento em que o voo TP1240 de 17 de janeiro inicia a descida abrupta foi gravado por um dos passageiros que seguia a bordo. O airbus – que seguia de Lisboa para Praga – chegou a estar a cerca de 300 metros do solo, quando ainda faltavam mais de 30 quilómetros para a pista de aterragem.
O incidente, classificado como grave, ocorreu nas imediações do castelo de Krivoklat, a 17 milhas náuticas ou 31,5 quilómetros do aeroporto de Praga.
O Airbus A320 Neo seguia estabilizado a 1.220 metros de altitude, quando desceu subitamente até aos 740 metros acima do nível médio do mar. Naquele ponto, o terreno está a cerca de 480 metros de altitude, ou seja, a aeronave ficou a menos de 300 metros do solo.
O dia era de condições meteorológicas adversas, com nevoeiro denso e baixa visibilidade.
Os vídeos captados a bordo mostram também a restante aproximação à pista, esta já estabilizada, culminando numa aterragem em segurança, cerca de 11 minutos depois da descida prematura.
O incidente é descrito por meios de comunicação checos como um dos mais sérios da última década e as causas estão a ser apuradas pelo Instituto para a Investigação de Acidentes Aéreos da Chéquia.
O avião esteve a cerca de 30 segundos de se despenhar, mas o pior cenário foi evitado graças à eficiência dos sistemas alternativos.
“Os sistemas de redundância agiram, o ATC [controlo de tráfego aéreo] avisou a própria aeronave, e o próprio GPWS, o sistema de alerta, agiu, e os pilotos agiram em conformidade”, explicou à SIC Paulo Soares, antigo comandante da TAP.
“Recordo que naquela área geográfica, há bem pouco tempo, o avião onde ia a comissária europeia sofreu uma interferência ilícita quando estava a aproximar-se de um aeroporto. Não se pode descartar esta possibilidade. A outra situação é um sinal errado do ILS [Instrument Landing System], da pista 06 para onde estava a aterrar, ou um ‘GPS pooling’, uma informação falsa dada pelo próprio GPS. Também não se pode descurar a possibilidade de uma operação menos cuidada”, admite o antigo comandante.
As autoridades checas já receberam os conteúdos das chamadas caixas negras da aeronave e a TAP está a investigar internamente o incidente. Os pilotos foram temporariamente retirados do serviço.
