O Comissário Europeu para a Agricultura e Alimentação, Christophe Hansen, esteve em Portugal na segunda e na terça-feira, dias 16 e 17, numa visita oficial a convite do ministro da Agricultura e do Mar, José Manuel Fernandes.
De acordo com o comunicado de imprensa, a visita teve como objetivo principal avaliar no terreno os prejuízos causados pelas tempestades recentes no setor agrícola. O Comissário passou por explorações agrícolas nos concelhos de Leiria e Pombal, duas das zonas mais atingidas pelo mau tempo.
 
A avaliação no terreno serviu de base ao pedido urgente de Portugal à Comissão Europeia para ativar a reserva agrícola de crise, um mecanismo europeu com dotação anual de 450 milhões de euros, disponível para os 27 Estados-Membros, destinado a responder a perturbações graves de mercado e a situações excecionais que afetem o setor agrícola.
Segundo Ministro da Agricultura e Mar, “a vinda do comissário europeu da agricultura e da alimentação é uma prova de proximidade e de solidariedade da União Europeia. Uma União Europeia que protege, que ajuda, uma União Europeia onde os cidadãos estão todos ligados.”
O Governo considerou que a avaliação no terreno do Comissário é decisiva para acelerar o diálogo com as instituições europeias e viabilizar avanços na mobilização de apoios, quer pela reserva agrícola de crise, quer através do Fundo Europeu de Solidariedade.
De acordo com a comunicação, durante a visita, foram também discutidas respostas estruturais para situações de crise, incluindo a criação de um mecanismo europeu de resseguros. O tema ganha peso na preparação da próxima Política Agrícola Comum, ao reforçar a resiliência do setor perante fenómenos extremos mais frequentes, associados às alterações climáticas
 
