Depois de ter enfrentado uma zona agressiva que lhe desfigurou a testa e quase lhe tirou a visão de um olho, Sofia Alves regressa para partilhar tudo sem filtros. À data da conversa com Daniel Oliveira, a atriz já tinha sobrevivido a um tumor e superado algumas das maiores provações da sua vida. Oiça aqui, em podcast, o retrato íntimo de uma mulher de fé e resiliência, que recorda as dores e a superação das adversidades no Alta Definição
A atriz Sofia Alves é a convidada de Daniel Oliveira no Alta Definição. Aos 52 anos, revisita momentos marcantes da vida e da carreira, entre provações duras e uma fé que considera inabalável. Sofia recorda o susto de ter enfrentado um tumor, a urgência da cirurgia e o longo período de incerteza, bem como o impacto emocional que isso teve na família.
Revela também o episódio traumático da zona que quase lhe tirou a visão e a complexa recuperação que obrigou a equipa da novela a recorrer a efeitos especiais para a manter em cena. “Tenho plena noção do que é a vida. Num momento estamos, no outro… deixamos de estar”, confessa.
Na conversa, fala ainda da menopausa precoce, da perda de amigos próximos e da forma como o silêncio, a natureza e a oração lhe servem de refúgio. Partilha a relação profunda com o marido, Celso, a alegria que encontra no neto e a ligação especial a Margarida, a jovem atriz com trissomia 21 com quem contracena e a quem chama “filha do coração”. “Sou muito grata. A vida ensinou-me a não desistir”, afirma.
Ouça o Alta Definição, em podcast, emitido na SIC em 21 de fevereiro 2026.
Entrevistas intimistas conduzidas por Daniel Oliveira. Todas as semanas um novo convidado no ‘Alta Definição’, um programa da SIC. Ouça mais episódios:
