Portugal

Sporting-Benfica: Mais de 120 detidos em rixa antes do dérbi de futsal

O dérbi de futsal entre o Sporting e o Benfica ficou marcado por graves confrontos entre adeptos, junto ao Pavilhão João Rocha, no Estádio de Alvalade, minutos antes do início da partida, na noite desta quinta-feira.

Segundo fonte da Polícia de Segurança Pública (PSP) explicou ao Notícias ao Minuto, ocorreu “uma rixa entre adeptos de ambos os clubes” e a “PSP interveio, tendo intercetado inúmeros indivíduos”. Houve, até agora, “124 detidos”, de acordo com a mesma fonte.

Revelaram também que “com a intervenção da PSP foi possível cessar a rixa e devolver a ordem e tranquilidade públicas no local”.

Em comunicado enviado ao final da noite às redações, a PSP elaborou que dos 124 detidos “63 estão associados ao Sport Lisboa e Benfica e 61 ao Sporting Clube de Portugal, tendo sido detidos pela presumível prática do crime de participação em rixa, entre outros ilícitos conexos, designadamente utilização, uso indevido e arremesso de artigos de pirotecnia”.

Até ao momento, a PSP referiu ter conhecimento “de, pelo menos, dois feridos, aos quais foi prestada assistência pré-hospitalar”.

Foi também apreendido “diverso material suspeito de ter sido usado na rixa, nomeadamente artigos de pirotecnia deflagrados, ferros, pedras, cintos, paus, um martelo, uma arma branca e material de ocultação de identidade (balaclavas)“.

A intervenção policial envolveu spotters da Unidade Metropolitana de Informações Desportivas (UMID) e contou com o apoio de Equipas de Intervenção Rápida do Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis), e mais tarde, reforço do Corpo de Intervenção da Unidade Especial de Polícia (UEP).

Na mesma nota, pode ler-se ainda que os “detidos foram transportados para salas de retenção provisória e serão, depois de cumpridos todos os formalismos legais associados à detenção, notificados para comparência junto da autoridade judiciária competente”.

Ainda no decorrer do encontro, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou ter instaurado um inquérito para apurar responsabilidades. A FPF “agradece e enaltece a rápida ação das forças de segurança destacadas para o local e lança um apelo a comportamentos de fair-play e urbanidade que garantam a segurança de todos, em especial de equipas e adeptos”.

Sporting e Benfica defrontaram-se hoje num jogo da 16.ª jornada da Liga de futsal, quatro dias antes de novo embate entre os dois rivais, desta feita em casa dos ‘encarnados’, para a Liga dos Campeões de futsal.

[Notícia atualizada às 23h45]

Leia Também: Agente da PSP ferido após rixa entre alunos à porta de escola na Maia





Noticias ao minuto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *