Economia

Trump garante que aumentará tarifas globais de 10% para 15%

[

Mundo

Última hora

Irritado com a decisão do Supremo Tribunal dos EUA, Trump ordenou na sexta-feira uma tarifa imediata de 10% sobre todas as importações, além de quaisquer tarifas existentes. A lei permite que imponha uma taxa de até 15% por 150 dias, embora possa enfrentar desafios legais.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assegurou, este sábado, que aumentará de 10% para 15% as tarifas temporária sobre as importações dos EUA de todos os países, que o próprio impôs depois de o Supremo Tribunal ter decidido contra o seu programa tarifário baseado numa lei de emergência económica.

As novas taxas têm fundamento numa lei separada, conhecida como Seção 122, que permite tarifas de até 15%, mas exige aprovação do Congresso para prorrogá-las após 150 dias.

Numa publicação nas redes sociais, este sábado, Trump disse que usaria esse período para trabalhar na emissão de outras tarifas “legalmente permitidas”. O governo pretende basear-se em dois outros estatutos que permitem impostos de importação sobre produtos ou países específicos “com base em investigações sobre segurança nacional ou práticas comerciais desleais”.

“Eu, como Presidente dos Estados Unidos da América, irei, com efeito imediato, aumentar a tarifa mundial de 10% sobre países, muitos dos quais têm vindo a ‘roubar’ os EUA há décadas, sem retaliação (até eu chegar!), para o nível totalmente permitido e legalmente testado de 15%”, escreveu Trump numa publicação no TruthSocial.

Trump havia anunciado na sexta-feira uma tarifa geral de 10%, após a decisão do Supremo Tribunal dos EUA, que considerou que o chefe de Estado havia excedido a sua autoridade ao impor uma série de taxas mais altas ao abrigo de uma lei de emergência económica.



SIC Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *